Com apenas 97.740 quilômetros quadrados, área pouco menor que o estado de Pernambuco, a Jordânia é uma das nações mais cosmopolitas do mundo árabe devido à sua rica história. O país que comemorou em maio 71 anos de existência, recebeu no passado os gregos, romanos, bizantinos, árabes, turcos e ingleses que deixaram marcas profundas.

No Reino Hachemita da Jordânia a segurança é fundamental. Suas fronteiras o separam da conflitada Síria ao norte, com o Iraque a leste, Israel a oeste e a Arábia Saudita ao sul. Apesar de a guerra estar ao lado, a nação mantém relações diplomáticas com todos os seus vizinhos.

Repleto de sítios arqueológicos importantes, monumentos históricos fascinantes e acidentes geográficos impressionantes o destaque é o Parque Arqueológico de Petra situado dentro do deserto de Wadi Musa. Considerado um Patrimônio Mundial da Unesco desde 1985, a paisagem é de tirar o fôlego por suas montanhas rosadas onde está a fantástica cidade nabateia de Petra esculpida na rocha há mais de 2000 anos. Ao lado das várias atrações turísticas, o país mantém uma rede hoteleira de primeira classe.

Tala Bay Mövenpick Resort & Spa

 Localizado em Aqaba, no extremo sul do país, o Tala Bay é um resort de alto luxo que dispõe de 306 quartos, sendo 145 family rooms e duas grandes suítes. Todas as unidades têm varanda com visão panorâmica para as piscinas e o Mar Vermelho, onde o hotel mantém um trecho da praia reservada somente para uso dos hóspedes.

Famosa por suas águas cristalinas ideais para a prática do mergulho, Aqaba é a única cidade praiana da Jordânia. Com suas ruas limpas e modernos centros comerciais, a cidade oferece uma grande variedade de restaurantes onde a culinária mistura a típica comida árabe com diferentes tipos de peixes e frutos do mar. O porto da cidade tem várias opções para o aluguel de barcos e acessórios para a prática de esportes aquáticos, além da travessia para Eilat, a cidade israelense vizinha.

Ma’in Hot Springs Resort
Distante por via terrestre a apenas uma hora de viagem de Amã, a capital do País, o Ma’in Hot Springs está a exatos 264 metros abaixo do nível do mar, fenômeno que ocorre em toda a região do Mar Morto, único local do planeta onde o oxigênio é mais abundante devido à menor pressão atmosférica. E, por estar dentro de uma fenda geológica, ele utiliza as águas de origem vulcânica para uso exclusivo de seus hóspedes.

Ali estão à disposição 85 tipos de quartos com tamanhos que variam de 32 a 105 metros quadrados, sendo que cada uma das duas suítes Royal têm 180 metros quadrados. A piscina é alimentada pelas águas quentes que caem ou brotam das montanhas com temperaturas que chegam a 60 graus centígrados. Junto à piscina está uma caverna que serve como sauna natural, já que abaixo do piso as águas cheias de vapor formam um ambiente ideal para quem gosta de suar e depois se refrescar.

Mövenpick Resort & Spa Dead Sea

O Resort Dead Sea fica a 55 quilômetros de distância da Capital ao lado da Autoestrada do Deserto que corta o reino hachemita de norte a sul. Especializado em terapias alternativas, o Zara Spa Dead Sea oferece mais opções que o seu similar em Aqaba. Lá, é possível banhar-se nas águas salgadíssimas do Mar Morto ou cobrir o corpo com a lama negra farta na região.
Reconhecido como um dos maiores spas a céu aberto do mundo, o resort Dead Sea é composto por 346 quartos de categoria cinco estrelas. Uma das três piscinas externas se confunde com as águas do Mar Morto que, nessa região, chega a 413 metros abaixo do nível do mar. Os hóspedes têm à sua disposição inúmeras facilidades para conhecer os sítios arqueológicos próximos como o lendário rio Jordão onde Jesus foi batizado.

Adolfo Stulman
Jornalista pela ECA-USP com pós-graduação em Ciência Ambiental pelo PROCAM-USP. É colaborador da revista Robb Report nos segmentos de Turismo, Hotelaria e Transportes e recebeu o título de Explorador do site TripAdvisor onde conquistou o grau 5 como avaliador em Turismo e Hotéis.