Adolfo Stulman I Le Canton, uma fazenda suíça na serra fluminense

 

Cinco cidades formam a Serra Verde Imperial, onde está localizado o Parque Nacional da Serra dos Órgãos que ocupa uma área de mais de 20 mil hectares. Petrópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis ficam na região montanhosa bem no centro do Estado do Rio.

 

 

Destino preferido dos cariocas e mineiros durante os meses de inverno, Teresópolis é a mais alta cidade fluminense com cerca de 140 mil habitantes. A Cidade de Teresa, esposa do imperador Dom Pedro II, está a 87 quilômetros da capital do Estado e por estar numa região com muitas atrações turísticas como parques, passeios ecológicos e museus, ela reúne hotéis e pousadas charmosas ao lado de um amplo cardápio gastronômico oferecido pelos diversos restaurantes e cantinas da cidade. 

 

Le Canton

 

 

 

Com a arquitetura tipicamente suíça, o Hotel Village somado ao Hotel Fazenda Suíça dispõe de 187 apartamentos divididos em seis configurações: Luxo Fazenda; Luxo Superior Village; Luxo Superior Magique; Suíte Master Fazenda; Suíte Master Village e Super Master Village. São três restaurantes e quatro bares temáticos, além de cinema, quatro salas de convenções, academias de ginástica, parque aquático com piscinas climatizadas, castelo no estilo medieval, um bom complexo esportivo e a Fazendinha com criação de animais e atividades rurais voltadas para as crianças.

 

 

Enquanto a criançada se diverte com a programação diária orientada por monitores, os adultos têm à disposição o Spa by L’Occitane para tratamentos do corpo, aulas de tênis e arco e flexa, paint ball, boliche, patins, arvorismo, passeios a cavalo e circuito de tirolesa. O Parque Magique, que também faz parte do complexo, é semelhante aos grandes parques de diversão por oferecer num só local roda gigante, planetário, carrossel, trem fantasma, torre de escalada, jogos eletrônicos e cinema 3D, entre outras atrações.  

 

 

A hospedagem no Le Canton é do sistema all inclusive, ou seja, nas diárias estão incluídas todas as refeições exceto o consumo de bebidas especiais, serviço de quarto e o que for pedido nos bares. Toda a decoração do hotel é inspirada nas quatro regiões suíças com destaque para as culturas alemã, francesa, italiana e romanche. Os quartos são espaçosos e confortáveis e o atendimento, em geral, é bastante profissional especialmente para casais que têm filhos pequenos ou famílias grandes que não precisam se preocupar com o bem-estar dos pequenos e dos idosos.

 

Renault Captur

 

 

Fomos a Teresópolis a bordo do Renault Captur para avaliar o bom desempenho do motor de 1.597 cilindradas com 16 válvulas e 120 cavalos de potência. Com destaque para as retomadas de velocidade rápidas, o modelo SUV da montadora francesa não é muito econômico mesmo depois de receber, no ano passado, o novo câmbio CVT X-Tronic de cinco velocidades que substituiu o SCe manual, ainda disponível no Captur Zen. O modelo Intense é o mais sofisticado com acabamento impecável, 6 auto-falantes e sistema Media Nav 2.0 com tela de 7 polegadas, além de outras dezenas de recursos de segurança, eletrônicos e de interatividade.

 

 

Com o comprimento de 4,329 metros, 1,813 de largura por 1,619 mt. de altura, o Captur tem grande espaço interno por conta dos 2,673 metros de distância entre-eixos. O desenho arrojado do veículo é um dos seus principais atrativos. Com 13 opções de cores (sendo 9 delas combinadas), o carro ganhou na categoria Melhor Design em várias votações na Europa. Na América Latina o resultado se repetiu ao ser escolhido por 70 jornalistas especializados de 11 diferentes países que fazem parte da Americar.

 

www.teresopolis.rj.gov.br/turismo

http://visiteteresopolis.com.br/

www.lecanton.com.br

www.renault.com.br

 

Adolfo Stulman é jornalista formado pela ECA-USP com pós-graduação em Ciência Ambiental pelo PROCAM-USP. Especializado nos segmentos de Turismo, Hotelaria e Transportes, recebeu o título de Explorador do site TripAdvisor onde conquistou o grau 5 como avaliador em Turismo e Hotéis.