Guadalajara, Mariachis e Tequila

Por Marcelo Sampaio 03/12/18

Adoro Música, adoro Tequila e amo arte muralista. Estou na cidade certa mexicana.

Guadalajara capital do estado de Jalisco, a oeste do México é a cidade dos Mariachis e também região das melhores Tequilas, afinal a 40 minutos da cidade está localizada Tequila que leva o nome da bebida. 

Lá visitamos uma das mais importantes destilarias da região chamada La Cofradia, um escândalo de lugar com degustações sensacionais dessa iguaria alcoólica. O local é tão especial que até uma garrafa com assinatura do famoso guitarrista Carlos Santana é produzida por essa conceituada fábrica. 

Ao lado da Destilaria no meio da plantação de Agave Azul está um hotel completamente diferenciado chamado Matices onde os apartamentos localizam-se dentro de grandes barricas de Tequila. Mesmo sendo um hotel com ares rústicos o conforto é total. Uma diferente experiência para entender melhor o processo da produção da bebida e curtir noas degustações.

A hotelaria do Westin Guadalajara (www.westinguadalajara.com) arrasa ao apresentar-nos o que existe de mais contemporâneo numa cidade que mantém raízes clássicas, de olho aberto ao novo turismo moderno de alta qualidade. A união da tradição com os melhores serviços prestados ao visitante faz toda a diferença. 

Sediando os XVI jogos Pan-Americanos em 2011 a cidade recebeu um grande incentivo e boa parte foi remodelada trazendo incríveis respiros atuais tanto na arquitetura como no modo de vida local.

Em Guadalajara um bairro de nome Tlaquepaque arrasa em todos os sentidos. Lá estão concentrados os mais animados e deliciosos restaurantes onde apresentam-se os mais importantes grupos de Mariachis que interpretam as mais famosas canções mexicanas. Um presente a todos.

Também no bairro encontram-se um conglomerado de galerias de arte, lojas de coloridos artesanatos sofisticados e cafés/bares super descolados. Gente linda e feliz transitando de um lado para o outro. Pura diversão! 

No centro histórico encontramos o Palácio do Governo com painéis alucinantes do grande artista José Orozco que retrata momentos alucinantes da Revolução de um povo em busca de seus ideais. O Hospício Cabañas, antigo tradicional orfanato, hoje abriga um centro cultural com obras dos maiores artistas locais, e claro, mais uma vez Orozco arrasa com suas pinturas emblemáticas. 

O centro histórico da cidade é uma pérola mexicana e caminhamos horas entrando em feirinhas locais e lojas interessantes. Prédios coloniais espanhóis permanecem bem conservados o que deixa a cidade ainda mais interessante e bela.

Todos os finais de noite os Mariachis encontram-se numa gigantesca praça onde tocam ao mesmo tempo mesclando estilos e visuais. Algo sensacional e divertidíssimo.

Nos arredores encontra-se um importante sítio arqueológico com mais de 2500 anos chamado Guachimontones. Lá tivemos a oportunidade de assistir um sensacional ritual religioso celebrado entre as pirâmides circulares por locais descendente de povos muito muito antigos. Um banho cultural com raizes e verdades. Sensacional.

Saímos de lá e fomos curtir o dia numa tradicional Hacienda (grande casa onde os homens poderosos moravam e também realizavam atividades profissionais) de nome El Carmen. Hoje esse espaço é utilizado como Hotel Spa e Restaurante. Um incrível haras é uma das principais atrações da Hacienda El Carmen assim como a arquitetura de todo o lugar. Pretendo voltar e hospedar-me nesse hotel Boutique para descansar e aproveitar essas incríveis instalações.

Impossível não conhecer a noite um restaurante emblemático chamado Santo Coyote, divertido e instalado num lindo pátio iluminado todo enfeitado. A gastronomia servido é a típica mexicana com toques internacionais. Música e gente conversando e cantando mostra o quanto o povo mexicano é alegre e agregador sempre convivendo com todos no mais alto astral.

Guadalajara é uma cidade que merece ser visitada mais de uma vez pois ali encontramos diversas atividades sociais e culturais. Ah e 3 dias são poucos para curtir de verdade esse pedaço especial do México, no mínimo 5 dias para entender bem a história dessa cidade e desse povo encantador.

Hasta la vista Guadalajara!