Canadá | Gastronomia Vancouver
Em Vancouver é preparado o melhor do que existe no mar. Imaginem um mar gelado pacas e repleto das maiores correntes marítimas provenientes do hemisfério sul, dos mares asiáticos e do hemisfério norte. Encontram-se bateladas de tipos de peixes e frutos do mar, e claro, os melhores.
Pra começar, ali temos um dos restaurantes japoneses mais famosos do mundo: Tojo. O Chef japonês Tojo foi simplesmente quem inventou o Kalifornia Roll. Vocês nem imaginam a maravilha que é ser servido pelo próprio Tojo preparando seu sushi e seu sashimi ali, a olhos nus. Uma loucura! E ainda por cima jantar acompanhado de um dos maiores sucessos de Holywood, o ator Jared Padalecki, do Seriado Supernatural.
Fizemos em Vancouver uma atividade sensacional: saímos às 11h acompanhados de uma chef-guia e rodamos o quadrilátero mais sofisticado da cidade, conhecendo sabores premiados em restaurantes, empórios, pâtisseries, cafeterias, bares e sorveterias. Foram horas nesse tour denominado Guilty Pleasures Gourmet Tour, com início no fantástico Kirin Chinese Restaurant e finalizado na conceituada sorveteria Bella Gelateria & Gelato.
O que eu curti bastante na cidade foi que ela tem muitos Food Trucks espalhados em por todas as esquinas, com temperos do mundo inteiro. Em especial, um de Hot Dogs internacionais me encantou, pois os sanduíches vinham com molhos mexicanos à base de abacate, tailandeses à base de coco e amendoim, brasileiros à base de pimenta e catupiry, italianos à base de tomates frescos e franceses com queijos fundidos.
Para jantar minha indicação é o sofisticado e moderno The Roof at Black+Blue, um restaurante freqüentado por gente bonita, descolada, influente e conhecida, os hypes locais. A comida é especial demais. Comi uma carne bovina fantástica, grelhada com camarões, sim, carne bovina com camarões e folhas verdes quentes. Fenomenal!
O Granville Island é outro lugar imperdível para passar o dia e experimentar tudo que é vendido dentro do mercado público e nos bares e restaurantes fora dele. É um pedacinho da cidade que eu voltaria 500 vezes, se possível fosse. As frutas, principalmente as espécies de Berries, me deixaram alucinados e eu parecia um menino babão, provando de tudo, muito e sem parar. E eu sabia quando iria voltar?
Também lá está uma das escolas mais importantes de gastronomia do Canadá, bem no início do Granville Island: Pacific Institute Culinary Arts, um local onde foram formados diversos importantes Chefs da America do Norte.