Gastronomia | Lapa, o contraste da gastronomia local com a orgânica
A antiga cidade da Lapa tem diversas influências em sua gastronomia: Portuguesa, Italiana, entre outras.
Come-se muito bem na cidade e um salgado fez a fama local: Coxinha de Farofa.
Segundo conta a chef Aline Tomaz a culinária histórica da Lapa, na verdade, é a comida tropeira, em referência às tropas que seguiam do Rio Grande do Sul para São Paulo, levando mulas e bois para vender. A viagem durava cerca de oito meses, então era necessário fazer paradas para que o gado pudesse descansar e engordar.
Entretanto, nos idos de 1940, numa das edições da tradicional festa de São Benedito, a visitação popular superou as expectativas e a comida não foi suficiente. Acabou o recheio do pastel, restando apenas a massa. O frango também estava praticamente no fim, mas ainda tinha bastante farofa. D. Maria da Glória Kuss, responsável pela comida da servida na festa, teve que agir rápido. Assim, ela juntou a farofa e a massa de pastel que restaram e criou uma nova iguaria, que fez sucesso de imediato. A partir de então, a coxinha de farofa virou o salgado típico da Lapa.
Outra versão diz que a coxinha de farofa nasceu das longas viagens de trem para Curitiba. Como os lapeanos eram loucos por galinha recheada com farofa, passaram a ser chamados de farofeiros. A coxinha de farofa teria sido uma solução para que os moradores da Lapa pudessem continuar comendo sua combinação preferida, sem o estigma do apelido.
Comi e amei. Diferente de tudo o que já tinha provado antes. Provado e aprovado e a Padaria Zeni, a mais tradicional da cidade, vendo pelo menos 300 unidades por dia. Uau!
Já bem la pertinho encontramos um dos mais conceituados Spas do mundo chamado Lapinha.
No Lapinha a gastronomia é algo levado bastante a sério: apenas alimentos orgânicos e 80% deles são produzidos na própria fazenda. Não abrem mão da melhor qualidade com zero de interferência de produtos químicos nos alimentos.
Além de muito equilibrada, a gastronomia da Lapinha é focada no equilíbrio do organismo, perda de peso e bem estar.
Alcançam absolutamente todos os melhores resultados afinal sabem exatamente como conduzir todo o processo.
Não é a toa que o Spa seja tão premiado.
Cada hóspede tem seu cardápio personalizado focado nas necessidades daquela pessoa. Um luxo!
O melhor é que tudo é absolutamente muito saboroso. Assim estamos sempre satisfeitos esperando as novas iguarias que serão servidas logo mais a frente.
Eu comprei queijos, geléias e pães diversos para trazer para casa. Todos amaram pois percebe-se o cuidado dispensado a cada alimento em cada nova mordida.
Saí com uma “imensa inveja”: quero uma horta e um pomar daqueles para mim!!!