Dia de Los Muertos com Aeromexico

Para o feriado de 2 de novembro uma dica é bastante interessante: o Dia de Los Muertos, celebrado no México. Rapidinho, partindo de São Paulo com dois voos diários pela incrível Companhia Aérea Aeromexico, é possível desembarcar na Cidade do México e curtir as diversas celebrações sobre o tema.

Atualmente a Aeromexico opera com uma das mais modernas aeronaves do mundo: o novo Boeing 787-9 Dreamliner.

Com 274 assentos, sendo 36 deles em Premier Class, a aeronave possui assentos reclináveis com 180º, telas de 18 polegadas sensíveis ao toque na primeira classe e de 11 polegadas da classe turística. À bordo você pode escolher canais de tv ao vivo, filmes, séries e músicas para assistir. Tem wifi também.

Além de tudo emite 57% menos poluição sonora na decolagem e na aterrizagem e consome 23% menos combustível, o que representa 20% menos emissões de dióxido de carbono. Por isso vale mais ainda a pena ir até essa celebração única mexicana.

No México o Dia de Los Muertos é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro. A celebração começa no dia 31 de outubro próximo e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrado em outros países da America Central e em alguns locais nos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A festa foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis e há relatos de que os astecas, maias e outros povos já praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.

O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As

festividades eram presididas pela deusa Mictecacihuati, conhecida como a "Dama da Morte". As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.

É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes.

O “Dia de Los Muertos” é festejado com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

Uma boa dica é assistir ao filme vencedor do Oscar 2016, desenho animado da Disney: “A Vida é uma Festa” o qual conta de forma lúdica essa tradição tão mexicana.

Lindo e inesquecível. Invista nessa experiência viajando a esse país tão único e apaixonante!!!

 

 

No Comments Yet.

Deixe uma resposta