Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019

Por Marcelo Sampaio
30/10/2018 

A Braztoa anunciou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019. A cerimônia aconteceu no Pier 151, em Ilhabela, litoral de São Paulo, destino anfitrião da Convenção Braztoa 2018.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi criado em 2012, é o primeiro do mundo a ter a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo) e já possui mais de 439 projetos cadastrados e 71 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil.

Com 143 inscritos, 75 projetos apresentados e 18 finalistas, o prêmio contou com seis categorias: Agências de Viagem, Associados Braztoa, Meios de Hospedagem, Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores, além de duas menções honrosas nacionais e uma internacional.

O grande vencedor da noite foi o Hotel Sesc Porto Cerrado, de Mato Grosso, que, além de faturar o prêmio na categoria Meios de Hospedagem, foi o vencedor do Top Sustentabilidade, por receber a maior nota entre todos os finalistas do prêmio, com o projeto “Educação Ambiental e Ecotécnicas”

A primeira usina solar do Pantanal entrou em funcionamento em novembro de 2017 como iniciativa do Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé, no Mato Grosso. Com 1.240 placas, a usina já produz energia para suprir 50% da necessidade do hotel, que há 16 anos aprimora práticas de sustentabilidade em suas instalações. São 142 apartamentos construídos para oferecer ao público contato com o bioma e a cultura pantaneira.

“O sentimento é de muito orgulho por este trabalho que a gente desenvolve há mais de 20 anos. Nosso projeto tem sustentabilidade social, econômica e ambiental, então fazemos um trabalho que consegue fechar toda uma cadeia”, comemora Christiane Caetano, superintendente do Sesc Porto Serrado.

A Vila Kalango e Rancho do Peixe também figuraram entre os premiados da noite na categoria Sustentabilidade como direcionamento principal do negócio.

Preservação do meio ambiente e sustentabilidade foram preocupações dos proprietários da Pousada Vila Kalango desde sua construção, em 1999, em Jericoacoara (CE). A pousada ocupa pouco mais de 30% dos cerca de cinco mil m² do terreno, em desenho que priorizou a vegetação existente, mantendo intactos os coqueiros centenários.

Em 2004, quando o Rancho do Peixe foi construído na praia do Preá, a preocupação foi a mesma, observando-se a circulação dos ventos para dispensar o uso de ar-condicionado, além da elevação dos bangalôs do chão, permitindo que os ventos continuassem a correr pela área.

Mais premiados:
Vivejar – Agências de Viagem
Beto Carrero World – Associados Braztoa
Recanto Rio da Prata – Parceiros do Turismo
Anhembi Morumbi  – Projetos Inovadores
Associação Garupa, Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas (ACIR) e Instituto Socioambiental (ISA) – (SP/AM/SP) – Menção Honrosa Nacional Sociocultural
Roraima Adventures – Menção Honrosa Nacional Ambiental
World Animal Protection – Menção Honrosa Internacional

Todos os projetos vencedores podem ser encontradas no site Turismo Sustentável no Brasil. Iniciativas Premiadas. O endereço dá acesso ao Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, iniciativa da BRAZTOA em parceria com o Ministério do Turismo, que mostra todas as ações premiadas na categoria Top Sustentabilidade desde 2012. Além disso, o MTur produz vídeos institucionais desses ganhadores.

A BRAZTOA ainda promove a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa, onde dá visibilidade aos vencedores do Prêmio e mostra detalhes das suas ações, para que elas sirvam de exemplo para outros e sejam replicadas. A publicação está disponível no site www.braztoa.com.br.

O evento, que teve transmissão ao vivo pelo Facebook da BRAZTOA, também fez a sua parte, contribuindo com o desenvolvimento de tecnologias limpas, quantificando e compensando 100% das emissões de CO2 provenientes das equipes de montagem, realização e desmontagem. Esse trabalho é feito por meio da compra de Créditos de Carbono de projetos socioambientais certificados, do Programa Evento Neutro da ECCAPLAN, parceira da Braztoa nesse projeto. Essa prática tem sido adotada pela Associação desde a primeira edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.