Canadá | Gastronomia Ottawa
A capital Ottawa tem, para mim, o melhor restaurante do Canadá: Beckta. Num casarão do século passado, com décor sofisticada, mas ao mesmo tempo com toques contemporâneos, o restaurante encanta no todo: conforto, atendimento, beleza, carta de vinhos e, claro, excelente gastronomia.
Meus pratos, uma sequência de 4 bem fartos (3 salgados e 1 doce) foram encantadores. De entrada uma sopa maravilhosa com vieiras e cogumelos, depois um peito de pato com foie, seguido de um salmão defumado no local, acompanhado de trio de risotos e, por fim, marrom glacê com peras flambadas. Vinhos e mais vinhos, espumantes e mais espumantes. Que tal? Um verdadeiro banquete ou não?
Outra cidade que me encanta com seu mercado público, o ByWard Market. Que arraso. Lá comi de tudo um pouco, mas as tortinhas de blueberries eram de matar de tão boas. Em volta do mercado, diversos produtores rurais montam suas barracas (diga-se de passagem, muito bem organizadas) e vendem seus produtos fresquinhos, colhidos no dia em suas fazendas, bem como geleias e sucos produzidos artesanalmente.
Também foi lá que comi o Beavertails, o mais famoso doce canadense, uma espécie de panqueca frita com açúcar e canela, recheada com banana ou chocolate ou calda de berries. Gordo, mas bastante saboroso, a verdadeira comida de rua gostosa e cheia de culpa, kkkk.
Bem perto dali, uma charcutaria de nome Murray Street tem uma proposta nova e saborosa trazendo sabores fortes, mas muito bem elaborados por especialistas no assunto. Vale a visita e a experiência.