Hotel Xcaret México um resgate ao DNA mexicano

Garimpar novas culturas está no meu DNA. Em todas as minhas viagens sempre busco uma imersão cultural que possa abrir a mente de todos os que me acompanham na tv ou em minhas redes sociais. Planejo tudo: aéreo, hospedagem, tour pelos pontos turísticos, experiências gastronômicas. Uma das experiências mais enriquecedoras para quem visita o México é a hospedagem no Hotel Xcaret México, em Playa del Carmen.

É um dos poucos hotéis que, sem dúvida, proporciona uma verdadeira imersão cultural ao país. Dito isso, aqui vai mais uma indicação. De 30 de outubro a 4 de novembro, eles celebram o Dia dos Mortos com o Festival Vida Y Muerte, declarado pela UNESCO uma obra-prima do Patrimônio Oral Imaterial da Humanidade.

São diversas apresentações de danças típicas, peças de teatro e refeições personalizadas. É possível, por exemplo, assistir a uma apresentação musical tradicional do sul do país enquanto aproveita um delicioso café da manhã no restaurante El Mercado, ou presenciar um espetáculo chamado “Bailando com la Muerte”, dança que era feita por mineradores no passado após uma semana de trabalho.

Nos parques, também há programação especial como a exibição do ritual Hanal Pixan (comida para as almas), além de oficinas de artesanato e shows. Quem duvida que esta não é uma boa oportunidade para conhecer o México?

Mas por que eles ressaltam tanto a cultura mexicana? Se você já esteve nesse país, ou pesquisou algo deve ter percebido a forte influência da cultura americana no país. Isso por conta da globalização e, também, pela proximidade com os Estados Unidos. É justamente para resgatar o DNA mexicano e promover a cultura do país que foi inaugurado o hotel. A inspiração e decoração está totalmente nos costumes e tradições do país. Confira o que existe por lá:

Décor

A decoração faz alusão ao país até em seus pequenos detalhes. Um bom exemplo são as luminárias de palitos feitas por ex-presidiários. Puro artesanato local! As 900 suítes com vista para o mar azul turquesa do Caribe, da selva  ou  do  rio,  são distribuídas  em  cinco  edifícios  com  design  diferente  e  peças  de  arte  feitas  por  artesãos  mexicanos. Além disso cada “Casa” é representada por um elemento universal, base da cultura maia: espiral, vento, terra, água e fogo.

Gastronomia

Vejam que incrível! No Xcaret Mexico, você tem à sua disposição dez restaurantes diferentes, entre eles, cinco que proporcionam experiências tipicamente mexicanas. O HÁ, por exemplo, serve o melhor da cozinha local contemporânea e é comandado pelo Chef Carlos Gaytán, que conta com uma estrela Michelin no currículo.  Já no restaurante Teatro del Río, é possível apreciar um delicioso jantar e, ao mesmo tempo, assistir um espetáculo típico da região.

SPA

Para a maioria das culturas, a água simboliza a purificação e a fertilidade. Na mitologia Maia, um dos signos do calendário associado à água é chamado Muluk, a semente cósmica, relacionada à renovação dos ciclos lunares e representada por uma gota de chuva. É daí que vem o nome do Muluk  Spa  &  Wellness, que funciona como um  santuário  localizado  em  cavernas  naturais. Todos os tratamentos utilizam produtos orgânicos e proporcionam uma jornada holística inspirada em tradições ancestrais.

E então, bora garimpar? Continue me acompanhando por aqui e nossas redes sociais que em breve terá notícias minhas nesse paraíso Maia. Me aguardem!!

No Comments Yet.

Deixe uma resposta